quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A Barragem


http://www.antenalivre.pt/2016/01/psd-de-santarem-pede-reuniao-urgente-com-ministro-devido-a-poluicao-no-tejo/

Trabalha-se mais quando se está na oposição?
Lembraram-se só agora do ambiente e do rio Tejo?
Agora é que se questiona o ministro? 

Pois… antes não havia!





A designação Barragem de Belver-Ortiga, utilizada na notícia, só pode ser da autoria do deputado Duarte Marques, que é de Mação. A denominação oficial, desde sempre, foi Barragem de Belver (actualmente Aproveitamento Hidroeléctrico de Belver). De há alguns anos a esta parte tem-se assistido, por parte de algumas pessoas e instituições relacionadas ou relacionáveis com o concelho de Mação, como a própria Câmara Municipal de Mação ou a antiga RTT-Região de Turismo dos Templários, ao uso de expressões como Barragem de Ortiga. Mais tarde, talvez achando que a mudança completa de nome não colhia, alguns passaram a usar Barragem de Belver-Ortiga, como agora fazem uns senhores deputados, liderados — presume-se e faz sentido — por um deles que até é de Mação...


Em Mação, fariam bem em usar e respeitar a denominação Belver, sem a omitir e sem necessidade de lhe acrescentar outras.

Belver é uma freguesia que já em tempos fez parte do concelho de Mação e até já foi sede de concelho do qual Mação fez parte.

A freguesia de Belver tem fortes e mais do que evidentes ligações de todo o tipo ao concelho de Mação: geográficas, históricas, culturais, familiares, etc.

Não se justifica, mesmo compreendendo a atitude bairrista, a deturpação do nome da barragem.