domingo, 28 de fevereiro de 2016

A universidade YouTube


Canais didácticos do YouTube.

O YouTube é uma excelente ferramenta de aprendizagem para autodidactas. Há sempre uma boa dose de trabalho da escolha dos conteúdos que merecem ser aproveitados, mas até esse trabalho de selecção tem valor formativo — e não é pequeno.


Desde que me conheço, sempre tive uma grande curiosidade pelo trabalho em fábricas e oficinas. Sou capaz de ficar horas a ver a execução das tarefas, máquinas a funcionar, etc. Claro que isso nem sempre é prático ou possível (e há ainda aquele cartaz que diz "NÃO HÁ NADA MAIS PREJUDICIAL PARA QUEM TRABALHA DO QUE A PRESENÇA DOS QUE NADA TÊM PARA FAZER").


No YouTube, não vemos exactamente aquilo que queremos ver (aliás, no "terreno" também não). Vemos aquilo que as pessoas entenderam ali partilhar e que pode interessar ou não — a tal tarefa de selecção… No entanto, a quantidade e variedade são tais que, a pouco e pouco, é possível ir construindo uma lista de "favoritos", ou subscrições que nos vão fazer chegar avisos ou notificações sobre matéria nova adicionada por aqueles que previamente escolhemos.


Com o tempo, vamos deixando cair muitos autores. Podem ter ficado inactivos ou os seus contributos podem ter deixado de interessar.

Um aspecto interessante é a capacidade de comunicação dos contribuidores. Como é evidente, nem toda a gente tem a mesma capacidade de comunicação. Há muitas pessoas que possuem valiosos conhecimentos mas não são capazes de os transmitir através de um vídeo. Podem não ter habilidade para organizar e efectuar a captação e edição das imagens e sons da forma que pretendem. Podem não ter a capacidade de apresentar e realçar aquilo que interessa, ocultando ao mesmo tempo tudo aquilo que possa prejudicar a mensagem. Podem exibir comportamentos e atitudes que aparecem excessivamente autocentrados, de mau-gosto, exibicionistas, despropositados, etc.


Mas há pessoas que, sem se limitarem à seca e aborrecida exposição de uma série de imagens e explicações técnicas, conseguem transmitir uma presença simpática e capaz de prender, também por essa via, a atenção do público.


Um dos problemas de ter de seleccionar aquilo que se vai ver é o tempo — a falta dele. Muitos vídeos são excessivamente longos e poderiam ser reduzidos através de edição, sem prejudicar a apresentação. Pode-se ir avançando durante a visualização, mas é certo que alguma matéria se vai perder.

Dois exemplos de canais com conteúdos interessantes (neste caso a metalomecânica praticada à escala individual, quase sempre amadora, embora os praticantes possam também ter actividade profissional nessa área — e pelo menos um destes tem):

https://www.youtube.com/user/Abom79

https://www.youtube.com/user/ksruckerowwm

Em ambos os casos, os vídeos são bastante extensos e geralmente teriam a ganhar com uma edição que fizesse uma melhor gestão dos tempos "mortos".
E em ambos os casos, também, estamos em presença de dois excelentes comunicadores.

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(Estes textos escritos ao correr da p…do teclado (!) ficam uma bagunça… Há que fazer um esquema e depois desenvolvê-lo. Mas deu para perceber, certo?)