segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Comparação de antas



Foto obtida no Facebook
com a indicação de "Anta do Sobral - Elvas", retirada do Panoramio


Ao observar a anta da foto acima, não pude deixar de reparar na semelhança entre as rochas com que foi erigida e as da "Anta das Pedras Brancas" (foto seguinte).


Anta das Pedras Brancas (Atalaia - Gavião)
Foto minha

 
Esta última encontra-se bastante degradada e em estado de quase total abandono e risco de destruição, ao estar agora dentro de uma área plantada de eucalipto, sujeita a renovações de terraplenagens e outros trabalhos de preparação.

As rochas com que foram construídas ambas as antas (xistos/turbiditos) são pouco resistentes à acção dos agentes atmosféricos, bem como a ataques mecânicos (muito friáveis), pelo que a degradação é bastante acentuada, o que ambas as imagens confirmam.

No caso da "Anta das Pedras Brancas", os esteios têm já uma altura bastante reduzida, possivelmente por efeito da erosão e agressões diversas, mas é de supor que foram bastante mais altos.

Apesar de nenhuma das estruturas exibir a laje que servia de tampa, é de admitir que existisse, pois está presente na maioria dos monumentos deste tipo.


Notas:

"Anta das Pedras Brancas" é a designação que me parece mais apropriada, pois é assim que é conhecido o local onde se encontra. Este sítio arqueológico ainda não se encontra suficientemente referenciado.

O autor deste post não tem formação nas disciplinas aqui abordadas, pelo que as referências de natureza técnica devem ser encaradas com a adequada reserva.