sábado, 9 de novembro de 2013

Papel de alumínio



A propriedades do chamado "papel de alumínio" podem ser aproveitadas para finalidades nem sempre evidentes. A película tem uma face polida, mais brilhante, e outra mais baça. A face polida é evidentemente mais reflectora do que a oposta.

Aproveitamento térmico.

Num bico de gás pouco potente é preciso cozinhar algo num recipiente de dimensões relativamente grandes. Ainda por cima é ao ar livre (o fogão é de "camping"), os comensais são bastantes e estão esfomeados. Têm ingredientes para uma jardineira para todos, mas o problema é mesmo a pequenez do fogão. Aquilo nunca mais vai ficar cozido… Então um deles tem uma ideia: no saco das compras do supermercado onde passaram há um rolo de papel de alumínio. Porque não aproveitá-lo para evitar perdas de calor em volta do tacho. Afinal, a folha de alumínio não arde facilmente… Colocam então o papel em volta do tacho, fixando-o na borda e nas "asas" do mesmo. E não é que resulta!...
O papel de alumínio forma uma espécie de campânula em volta do recipiente que concenta ali a corrente ascendente de ar aquecido pela chama. Adicionalmente — e embora não se veja — a parte espelhada da folha de alumínio reflecte os raios infravermelhos (calor, portanto), devolvendo ao recipiente a maior parte do calor irradiado.