domingo, 19 de agosto de 2018

Wikipedia



Goste-se ou não, o (ou "a") Wikipedia é uma importante fonte de informação na Internet. Toda a informação ali contida deve ser encarada com a reserva que resulta necessária pelo facto de todos os conteúdos poderem ser alterados a qualquer momento pelos utilizadores. Vandalismo, informação tendenciosa, inexactidões — toda a espécie de erros grosseiros podem aparecer ali. Por outro lado, as entradas são constantemente monitorizadas por uma multidão de colaboradores voluntários, o que em princípio assegura que o que é feito também pode ser desfeito. A plataforma encontra-se dividida por idiomas, existindo geralmente interligação entre todos eles, embora nem sempre.
Sendo o inglês de facto uma língua franca universal, é natural que as entradas deste idioma sejam mais apetecidas pelos vândalos, hackers e manipuladores. Mas pela mesma razão são também as mais vigiadas.
Como ferramenta de pesquisa de informação, sem poder ser considerada de fiabilidade total (e isso existe?), pode muito bem servir como ponto de partida para a busca de documentação mais confiável.
Eu recorro a ela frequentemente e quase sempre em mais de um idioma, que escolho tendo em conta a previsível proximidade ou ligação que esse idioma possa ter com o assunto pesquisado.