terça-feira, 6 de maio de 2014

Ponme vino y casera



Imagem: Google StreetView


"Eché a andar a la puerta de casa la otra mañana, planeando bajar por Broadway hasta la 82, donde hay un Barnes & Noble en el que esperaba encontrar un libro difícil." 

(Pus-me a andar à porta de casa uma manhã destas, planeando descer a Broadway até à Rua 82, onde há um Barnes & Noble no qual esperava encontrar um livro difícil).

Quem isto escreveu é um senhor que se dedica precisamente ao ofício da escrita e seria de esperar — pelo menos até há meia dúzia de anos — que fosse procurar um LIVRO numa LIVRARIA. Mas não é o caso. Em NYC e, possivelmente na maior parte do mundo onde existem livros, livraria é coisa do passado. O senhor dirigiu-se a uma livraria pertencente à empresa que, nos Estados Unidos, domina o mercado da venda de livros: Barnes & Noble tornou-se sinónimo de bookstore ou bookshop.

Nada de estranho, no entanto. Quando eu andava por aí a cirandar de um lado para o outro, sempre que me sentava para almoçar ou jantar em Espanha e o camarero me perguntava ¿Y de beber, qué te pongo?, eu pedia, como fazem quase todos os espanhóis ou estrangeiros quando querem o vinho traçado com gasosa, Ponme vino y casera. A mais tradicional das marcas de gaseosa em Espanha tem o nome de La Casera.

Voltando aos livros, se eu quiser um, em Portugal, basta passar pela mercearia do Sr. Azevedo ou pela do Sr. Santos, que eles têm lá... alguns. Bom, ainda há as FNAC...