segunda-feira, 11 de março de 2013

O truque do arame





Uma vez deixei as chaves na ignição e fechei a porta. O carro era um VW "Carocha" (não era meu, mas do Exército Português); podia-se trancar a porta do lado do condutor  e a seguir fechá-la, o que em muitos carros não se pode fazer, precisamente para evitar o percalço. Só se pode fechar a porta por fora usando a chave, coisa que infelizmente os alemães se tinham esquecido de prever.
A situação era complicada. Já não me recordo com exactidão onde sucedeu, mas creio que estava em serviço num local afastado do quartel. Não havia chaves de reserva disponíveis e o carro ia fazer falta dentro de pouco tempo.
Lá me ocorreu, ou alguém me sugeriu, não sei ao certo,  que talvez fosse possível usar o truque do arame para puxar o trinco. Foram precisas várias tentativas e ainda demorou um bom bocado, mas lá consegui abrir a porta. Que alívio!
Hoje em dia, talvez já não seja possível recorrer àquele expediente na maioria dos carros. Os trincos já não têm aquela parte mais larga em cima, que se podia puxar com o arame. Alguns deles ficam escondidos quando estão fechados, de modo a não estarem acessíveis.




Obs: Imagem composta em PS-CS4 com elementos obtidos em páginas várias,